Filigrana do Cerrado

Sutilezas da Alma

Artesanato é tudo! Artesanato é vida!!!

Existe desde o princípio da vida, quando o homem necessitou de utilitários, adornos pessoais, rituais, enfeites para o lar/abrigo. Entendo como uma expressão íntima e primária. Volto a dizer: sou amadora, minha opinião é apenas a expressão do que sinto, sou aberta a troca de informações. Alias, me construo com elementos internos e externos de forma equilibrada, portanto, tudo o que me torno a cada dia é fruto desta interação do que vem de dentro de mim com o que recebo do mundo. Entrei em outro assunto muito bom, mas ficará para outro oportunidade, voltando para o artesanato.

Li na Wikipedia que:

“O artesanato é tradicionalmente a produção na qual o produtor possui os meios de produção e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.”

Fantástico, adorei ler isso, pois o artesão se constrói artesão, sem perceber, durante o seu viver. Conforme vai tendo necessidade/oportunidade vai desenvolvendo naturalmente o seu talento e quando se dá conta, aí está um artesão sem a necessidade de um estudo acadêmico. Mais, uma observação: estou falando de artesanato e não arte e outros ofícios tão necessários e realizadores.

O artesanato pode ser um hobby ou uma profissão e aí vem outra reflexão: a questão de preço e valor que precisa ser refletido em outra oportunidade.

Neste ponto, em que percebemos que o artesanato faz parte do dia a dia é que entendemos porque o artesanato é atemporal, independe do quão tecnológico nos tornamos ele sempre fará parte de nossas vidas de alguma forma.

Se mesmo com a revolução industrial em que o artesão foi completamente desvalorizado aqui estamos nós, FIRMES E FORTES.

Hoje, enquanto digitava este texto, de curiosidade coloquei no Google a palavra ARTESANATO, olha que delícia, 156.000.000, cento e cinquenta e seis milhões de resultados!!!

E para você, o que significa ARTESANATO?

Ligamos para Você!


Seu número de telefone não será usado para fins de marketing